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Aferindo experiências com discriminação em múltiplos grupos sociais: análise de invariância da Escala de Discriminação Explícita em estudantes universitários

Assessing experiences with discrimination in multiple social groups: invariance analysis of the Explicit Discrimination Scale in university students

Evaluación comparativa de experiencias de discriminación en múltiples grupos sociales: análisis de invariancia de la Escala de Discriminación Explícita en estudiantes universitarios

Resumo:

O objetivo foi avaliar a capacidade da Escala de Discriminação Explícita (EDE) de produzir estimativas comparáveis entre grupos de gênero, cor/raça e posição socioeconômica. A análise se baseou em dados de dois estudos, realizados com estudantes de universidades públicas brasileiras. Uma versão abreviada da EDE com oito itens foi avaliada, utilizando o método alignment (alinhamento). Nossos achados indicaram violação de invariância entre grupos de cor/raça e gênero. Os relatos de experiências discriminatórias tiveram melhor comparabilidade entre estratos de posição socioeconômica. Este estudo demonstrou que a EDE deve ser utilizada com cautela, especialmente para fazer comparações de estimativas de discriminação entre respondentes de cor/raça e gênero distintos. A violação de invariância observada reforça a necessidade de pesquisas adicionais, examinando se tal cenário se mantém em amostras mais amplas e diversas do país.

Palavras-chave:
Psicometria; Viés; Inquéritos e Questionários; Discriminação Social

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