Acessibilidade / Reportar erro

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA SHAPE DE IMAGEM CORPORAL EM FISICULTURISTAS(1)1 Carbone PO. Evidências de Validade da Escala "Shape" de Imagem Corporal em Fisiculturistas. [Tese de doutorado]. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu; 2019[ acesso em: 07/02/2024]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7840306.
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/p...

EVIDENCE OF THE VALIDITY OF THE BODY IMAGE SHAPE SCALE IN PHYSICULTURISTS(1)1 Carbone PO. Evidências de Validade da Escala "Shape" de Imagem Corporal em Fisiculturistas. [Tese de doutorado]. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu; 2019[ acesso em: 07/02/2024]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7840306.
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/p...

RESUMO

Nas competições de fisiculturismo são analisados a proporção, a definição, a simetria e o volume muscular, o que faz da incansável busca pelo corpo perfeito pelos atletas, uma insatisfação com a imagem corporal. Por isso, este trabalho objetivou-se em elaborar e validar uma escala de silhuetas específica para atletas de fisiculturismo feminino e masculino (Escala Shape), que aconteceu em três fases. 1) Elaboração de onze desenhos de imagem corporal que representassem as categorias de competição; 2) Concordância (teste de Kappa) entre especialistas/profissionais de fisiculturismo nacionais e internacionais na ordenação dos desenhos em ordem crescente e progressiva de muscularidade; 3) Aplicação e validação da Escala Shape em atletas amadores e profissionais ativos e filiados à Federações Nacionais e Internacionais de Fisiculturismo em ambos os sexos. Participaram da pesquisa 180 atletas (50 mulheres e130 homens). A escala apresentou adequada confiabilidade de estabilidade temporal (Kappa teste-reteste≥0,95). O instrumento apresentou validade de critério ao mostrar que atletas de categorias de competição distintas escolheram silhuetas compatíveis com suas categorias (p<0,001). Conclusão: a Escala Shape feminina e masculina apresentou evidências de confiabilidade e validade para a amostra, podendo ser utilizada para avaliar a satisfação com a imagem corporal de fisiculturistas de diferentes categorias.

Palavras-chave:
Imagem corporal; Fisiculturismo; Escala; Vigorexia

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br