Acessibilidade / Reportar erro

Qual compra eu mereço? Compreendendo o autopresentear e as dimensões da compra

Resumo

Objetivo:

Este estudo buscou comparar o comportamento de se autopresentear entre as dimensões de compra. Especificamente, buscou-se identificar que tipo de compra é preferível nesse fenômeno e como o momento antecessor pode regular e impulsionar a doação de presentes apropriados para si.

Originalidade/valor:

Este estudo se diferencia de pesquisas anteriores ao comparar, simultaneamente, as dimensões de compra (material-experiencial e ordinária-extraordinária) e os momentos antecessores à compra no ato de se autopresentear. Os achados apontam que a doação de possessões ordinárias é essencial para a realização da autocomunicação simbólica do consumidor que se autopresenteia.

Design/metodologia/abordagem:

Foram realizados dois estudos sequenciais de desenho experimental between-subject, com uma amostra não probabilística de 414 respondentes ao todo. Os dados foram analisados através da análise de variância (ANOVA one-way).

Resultados:

Os resultados evidenciaram que as compras materiais ordinárias conduziram uma maior atitude de autopresentear, apesar de a literatura indicar que as compras experienciais extraordinárias seriam preferíveis. Em sequência, o conceito de proporcionalidade indicou que, independentemente do momento antecessor à compra, os indivíduos buscam se autopresentear. Os consumidores regulam seu autopresentear com base no momento anterior vivido. Em eventos ordinários antecessores, os indivíduos buscam se recompensar com compras ordinárias, enquanto em eventos marcantes antecessores, os indivíduos buscam se recompensar com compras extraordinárias.

Palavras-chave
autopresentear; compra experiencial; compra material; dimensão da compra; recompensas

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br