Acessibilidade / Reportar erro

O Impacto da Consciência Morfológica na Leitura e na Ortografia

RESUMO:

A consciência morfológica é caracterizada pela capacidade de refletir e manipular intencionalmente os morfemas. O presente estudo visou caracterizar o desenvolvimento da consciência morfológica em crianças em idade escolar e analisar o seu impacto na leitura e na ortografia. A amostra foi composta por 60 crianças portuguesas com desenvolvimento linguístico típico a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico, com uma média de idades de 8,6 anos (desvio padrão = 0.1), 30 das quais frequentam o 2º ano e 30 o 4º ano. Os dados foram analisados com recurso a instrumentos de avaliação linguística, leitura e ortografia e testes de consciência morfológica adaptados de outros estudos. Os resultados mostraram uma diferença significativa na consciência morfológica entre o 2º ano e o 4º ano. Embora com diferentes proporções estatísticas, houve uma correlação positiva entre consciência morfológica e leitura, e entre esta capacidade metalinguística e ortográfica em ambos os grupos. É sugerida uma associação entre consciência morfológica e leitura e ortografia e uma diferença nesta correlação entre os dois anos de escolaridade.

PALAVRAS-CHAVE:
Consciência morfológica; 1º ciclo; Leitura; Ortografia

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com