Acessibilidade / Reportar erro

Preditores de nanismo entre crianças de 0 a 24 meses no Sudeste Asiático: Uma revisão do escopo

RESUMO

Objetivo:

Identificar preditores de nanismo entre crianças de 0 a 24 meses no Sudeste Asiático.

Métodos:

Esta revisão de escopo se concentrou em artigos com desenho de estudo observacional em inglês publicados de 2012 a 2023 em cinco bases de dados internacionais. As palavras-chave primárias usadas foram: “stunting” (nanismo) OU “growth disorder” (distúrbio de crescimento) E “newborn” (recém-nascido) E “predict” (previsão) E “Southeast Asia” (Sudeste Asiático).

Resultados:

Dos 27 artigos selecionados para análise final, existem treze preditores de nanismo em sete países do Sudeste Asiático. Os treze preditores incluem a criança, a mãe, a casa, a alimentação complementar inadequada, a amamentação inadequada, os cuidados inadequados, os alimentos de má qualidade, a segurança alimentar e da água, a infeção, a economia política, a saúde e os cuidados de saúde, a água, o saneamento e o meio ambiente, e o fator cultura social.

Conclusão:

Todos estes preditores podem levar ao nanismo no Sudeste Asiático. Para preveni-lo, os prestadores de serviços de saúde e outros setores relacionados precisam realizar a promoção e a prevenção da saúde de acordo com os preditores encontrados.

Descritores:
Crianças; Lactente; Fatores Epidemiológicos; Sudeste da Ásia; Transtornos do Crescimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br