Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2024
  • Gênero e relações de trabalho: por uma nova agenda de pesquisa Editorial

    IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS; STOCKER, FABRICIO
  • Estratégias de negócio e sustentabilidade corporativa: um vínculo ético Artigo

    PITASSI, CLAUDIO

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo explora a seguinte questão teórica de pesquisa: como a ética nos negócios pode ajudar a reformular as estratégias de sustentabilidade corporativa? A contribuição deste artigo para a teoria da Sustentabilidade Corporativa (SC) é interligar conceitos e modelos de campos de pensamento díspares, abordando lacunas de percepção que podem prejudicar o desenvolvimento de estratégias de SC. O principal resultado deste artigo é um arcabouço teórico abrangente e articulado, que liga o nível societal da sustentabilidade, ao nível organizacional da SC, e ao nível individual da orientação moral dos gestores. O arcabouço reforça a percepção de que a ética empresarial de orientação normativa, quando amparada por uma cultura organizacional que permita reverter a cegueira ética, pode melhorar os resultados da SC.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio explora la siguiente pregunta teórica de investigación: ¿cómo la ética en los negocios puede ayudar a reformular las estrategias de sostenibilidad corporativa? La contribución de este artículo a la teoría de la sostenibilidad corporativa (SC) es interconectar conceptos y modelos de campos de pensamiento dispares, abordar las brechas de percepción que pueden perjudicar el desarrollo de estrategias de SC. El principal resultado de este artículo es un marco teórico integral y articulado que vincula el nivel social de la sostenibilidad con la dimensión organizacional de la SC y la dimensión individual de la orientación moral de los gestores. El marco teórico refuerza la percepción de que la ética empresarial orientada normativamente, cuando se apoya en una cultura organizacional que permite revertir la ceguera ética, puede mejorar los resultados de la SC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study explores the following theoretical research question: How can business ethics help to reframe corporate sustainability strategies? This paper’s contribution to corporate sustainability (CS) theory is the interconnection of concepts and models from disparate fields of thought, addressing gaps of perception that can impair the development of CS strategies. This paper’s main result is a comprehensive and articulated framework that links the societal level of sustainability to the organizational dimension of CS and the individual dimension of managers’ moral orientation. The framework reinforces the perception that business ethics driven by a normative orientation could improve CS results when supported by an organizational culture that allows reversing ethical blindness.
  • Mulheres em situação de refúgio: as mais vulneráveis dentre as vulneráveis, segundo a teoria da reprodução social Artigo

    FERNANDES, JANAINA DE MENDONÇA; ONUMA, FERNANDA MITSUE SOARES

    Resumo em Português:

    Resumo Mulheres refugiadas compõem a maioria do contingente de pessoas mundialmente deslocadas, abarcam múltiplas dimensões. Sofrem discriminações que nem sempre são consideradas pelas instituições responsáveis em países de acolhida como violências de ordem sexual, cultural e psíquica. Neste artigo, mediante levantamento bibliográfico não sistemático, análise de estatísticas, dados descritivos e levantamento documental, buscamos identificar as múltiplas dimensões e formas de violência que devem ser consideradas, segundo a literatura acadêmica e dados oficiais, para a elaboração de políticas públicas voltadas a mulheres em busca de refúgio no Brasil. A análise dos resultados com base na teoria da reprodução social permitiu explicar o fenômeno da feminização das migrações forçadas, bem como indicar as variáveis como dimensões que podem embasar elaborações futuras em termos de políticas públicas para mulheres refugiadas no Brasil: vulnerabilidades socioeconômicas e fragilidades psicoemocionais, violências sexuais, maternidade e territorialidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La discriminación contra las mujeres refugiadas, las cuales representan la mayoría de las personas desplazadas del mundo, abarca múltiples dimensiones, que generalmente no son consideradas por las instituciones responsables en los países de acogida, como la violencia sexual, cultural y psicológica. En este artículo, a partir de un relevamiento bibliográfico no sistemático, análisis estadístico, datos descriptivos y relevamiento documental, buscamos identificar las múltiples dimensiones y formas de violencia que deben ser consideradas, según la literatura académica y los datos oficiales, para el desarrollo de políticas públicas dirigidas a las mujeres que buscan refugio en Brasil. El análisis de los resultados basado en la teoría de la reproducción social permitió explicar el fenómeno de feminización de las migraciones forzadas así como señalar las variables: vulnerabilidades socioeconómicas y debilidades psicoemocionales, violencia sexual, maternidad y territorialidad como dimensiones que pueden sustentar elaboraciones futuras en términos de políticas de servicios públicos para mujeres refugiadas en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Discrimination against female refugees, the majority of the world’s displaced people, encompasses multiple dimensions not often considered by institutions addressing the issue in host countries, such as sexual, cultural, and psychological violence. This article is based on non-systematic bibliographic research, statistical analysis, descriptive data, and documentary research. The aim is to explore academic literature and official data to identify the multiple dimensions and forms of violence that must be considered when developing public policies for women seeking refuge in Brazil. The results based on the theory of social reproduction allowed us to explain the phenomenon of feminization of forced migrations and indicate the variables socioeconomic vulnerabilities and psycho-emotional weaknesses, sexual violence, motherhood, and territoriality as dimensions that can support future elaborations in terms of public service policies for female refugees in Brazil.
  • Valores pessoais, justiça organizacional e comportamento contraproducente: conexões, reflexões e agenda de pesquisa Artigo

    TORRES, THAÍS PINTO DA ROCHA; PAIVA, KELY CÉSAR MARTINS DE; BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da reflexão sobre os temas “valores pessoais”, “justiça organizacional” e “comportamento contraproducente”, percebeu-se que os valores pessoais norteiam os comportamentos dos indivíduos no ambiente organizacional, conforme as prioridades axiológicas, as quais influenciam a percepção de justiça organizacional, cuja ausência ou fragilidade pode levar os indivíduos a se comportarem de forma contraproducente. Diante disso, este ensaio objetiva apresentar um modelo teórico-relacional integrando tais construtos. Foram delineadas hipóteses que sustentam o referido modelo e uma robusta agenda para futuras investigações, incluindo possibilidades metodológicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de reflexiones sobre los temas “valores personales”, “justicia organizacional” y “comportamiento contraproducente”, se comprendió que los valores personales guían los comportamientos de los individuos en el entorno organizacional, según sus prioridades axiológicas. Tales prioridades influyen en la percepción de la justicia organizacional, cuya ausencia o fragilidad puede llevar a los individuos a comportarse contraproducentemente. Por lo tanto, este ensayo tiene como objetivo presentar un modelo teórico-relacional integrando tales constructos. Se han esbozado hipótesis que sustentan este modelo, así como una agenda sólida para futuras investigaciones, incluyendo posibilidades metodológicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From reflections on the themes “personal values,” “organizational justice,” and “counterproductive behavior,” personal values are seen to guide the behaviors of individuals in the organizational environment according to their axiological priorities. Such priorities influence the perception of organizational justice, whose absence or fragility can lead individuals to behave counterproductively. Therefore, this essay presents a theoretical-relational model integrating such constructs. Hypotheses underpinning this model and a robust agenda for future investigations have been outlined, including methodological possibilities.
  • Movimentos sociais: ativismo gera emancipação? Artigo

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria de Alain Touraine sobre os Movimentos Sociais (MS) os caracteriza por possuírem uma identidade coletiva própria, adversário definido e uma aposta disputada por estes dois adversários. Este artigo tem como tese que a teoria de Touraine sobre MSs não contempla em si o seu lema principal: a Emancipação. Nesse sentido, acredita-se que as ideias de Boaventura de Sousa Santos podem contribuir para identificar MSs com potencial emancipatório. Como forma de ilustrar estes conceitos, são apresentados exemplos de MSs no Brasil e no mundo, analisando-os à luz das teorias citadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La teoría de Alain Touraine sobre los movimientos sociales (MS)los caracteriza por tener una identidad colectiva propia, oponente definido y una apuesta disputada por estos dos oponentes. La tesis de este artículo es que la teoría de Touraine sobre los MS no incluye el lema principal de los MS: la emancipación. En este sentido, se considera que las ideas de Boaventura de Sousa Santos pueden contribuir a identificar los MS con potencial emancipador. Como forma de materializar estos conceptos, se presentan ejemplos de MS en Brasil y en el mundo, utilizando las dos teorías mencionadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Alain Touraine’s theory on social movements (SMs) characterizes them as having their own collective identity, a defined opponent, and a dispute between these two opponents. This paper considers that Touraine’s theory on SMs does not contemplate their main motto: Emancipation. It is believed that Boaventura de Sousa Santos’ ideas can contribute to identifying SMs with emancipatory potential. To make these concepts concrete, examples of SMs are presented in Brazil and worldwide and analyzed in light of the two cited theories.
  • Dinâmica das lógicas institucionais de sustentabilidade nas organizações: uma revisão sistemática de literatura Artigo

    CERVI, FERNANDA; CHRISTOPOULOS, TANIA PEREIRA

    Resumo em Português:

    Resumo As lógicas institucionais representam os sistemas de valores e crenças que orientam a ação de indivíduos ou organizações. Este estudo tem por objetivo identificar as dinâmicas de interações das lógicas que moldam as práticas de sustentabilidade nas organizações. A sistematização das diferentes categorias de interações entre lógicas possibilita analisar como a sustentabilidade pode ser incorporada nas organizações. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, por meio de revisão sistemática e com uma análise temática para síntese e interpretação dos resultados. Observou-se que, com a interpretação das diferentes lógicas, desenvolvem-se as inter-relações de dominância, concorrência, coexistência ou hibridismo, as quais foram sistematizadas em categorias para analisar os processos de mudança para desenvolvimento da sustentabilidade nas organizações. Conclui-se que a aplicação das lógicas institucionais no campo da sustentabilidade avança além da perspectiva de desempenho ambiental, pois as categorias analíticas identificadas possibilitam compreender os processos de mudança para incorporar a sustentabilidade nas organizações. Na gestão das organizações, as lógicas institucionais permitem a elaboração de quadros para que os atores consigam criar uma linguagem comum para equacionar lógicas contraditórias e um valor compartilhado para as partes interessadas, além da própria organização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las lógicas institucionales representan los sistemas de valores y creencias que guían las acciones de los individuos u organizaciones. Este estudio tiene como objetivo identificar la dinámica de interacción de las lógicas que dan forma a las prácticas de sostenibilidad en las organizaciones. La sistematización de las diferentes categorías de interacciones entre lógicas permite analizar cómo se puede incorporar la sostenibilidad en las organizaciones. La investigación se desarrolló desde un enfoque cualitativo, a través de una revisión sistemática junto con un análisis temático para la síntesis e interpretación de resultados. Se observó que a partir de la interpretación de las distintas lógicas se desarrollan las interrelaciones de dominancia, competencia, convivencia o hibridez, las cuales fueron sistematizadas en categorías para analizar los procesos de cambio para el desarrollo de la sostenibilidad en las organizaciones. Se concluye que la aplicación de las lógicas institucionales en el campo de la sostenibilidad va más allá de la perspectiva del desempeño ambiental, ya que las categorías analíticas identificadas permiten comprender los procesos que promueven el cambio para incorporar la sostenibilidad en las organizaciones. En la gestión de las organizaciones, las lógicas institucionales permiten la elaboración de marcos para que los actores puedan crear un lenguaje común para equiparar lógicas contradictorias y crear valor compartido para las partes interesadas y para la propia organización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Institutional logic represents the systems of values and beliefs that guide the actions of individuals or organizations. This study aims to identify the dynamics of interactions of the logic that guides sustainability practices in organizations. Systematizing the different categories of interactions among logics makes it possible to analyze how sustainability can be incorporated into organizations. The research was developed from a qualitative approach through a systematic review and thematic analysis to synthesize and interpret results. From the interpretation of different logics, it was observed that the interrelationships of dominance, competition, coexistence, or hybridity are developed, which were systematized into categories to analyze the processes of change for the development of sustainability in organizations. It is concluded that applying institutional logic in the field of sustainability goes beyond the perspective of environmental performance, as the analytical categories identified make it possible to understand the processes that promote change to incorporate sustainability in organizations. In managing organizations, institutional logic allows the elaboration of frameworks so that the actors can create a common language to equate contradictory logic and create shared value for the interested parties and the organization itself.
  • Valores do trabalho no contexto da economia criativa: um estudo com artesãs-empreendedoras da cosmética natural Artigo

    SILVA, FRANCISCO EDSON RODRIGUES DA; CABRAL, AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO; SANTOS, SANDRA MARIA DOS; BARROS, CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO

    Resumo em Português:

    Resumo Valores do trabalho representam o que os indivíduos consideram importante no ambiente laboral, suas motivações, seus comportamentos e suas atitudes. Pesquisas sobre esse tema alcançam diversos grupos, inclusive os de economia criativa, cujos produtos e serviços refletem criatividade, talento e cultura local. Nesse cenário, o setor de cosmética natural artesanal, especificamente a saboaria, propõe uma produção pautada pela sustentabilidade social, ambiental e econômica. Assim, este artigo busca analisar como os valores do trabalho se manifestam entre as artesãs-empreendedoras do setor de cosmética natural. O lócus é Fortaleza, capital do Ceará, chancelada em 2019 como cidade criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas baseadas numa adaptação qualitativa da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R). O processo se deu por meio de análise de conteúdo, com auxílio do Atlas.ti. Os resultados mostram que valores de “realização profissional” e de “relações sociais” são os temas mais mencionados, em especialmente ter um trabalho criativo e colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Evidenciou-se uma rede colaborativa e revelou-se que a inexistência de regulamentação específica é a principal barreira para o crescimento do trabalho. Ademais, emergiram sentidos diversos daqueles trazidos pela teoria para os valores de estabilidade e de realização, apontando outras configurações para atividades não inseridas em modelos econômicos hegemônicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los valores laborales representan lo que los individuos consideran importante en el entorno de trabajo, sus motivaciones, comportamientos y actitudes. La investigación sobre este tema llega a diferentes grupos de trabajadores, incluidos los de la economía creativa, cuyos productos y servicios reflejan la creatividad, el talento y la cultura local. En este escenario, el sector de la cosmética natural artesanal, específicamente la jabonería, propone una producción guiada por la sostenibilidad social, medioambiental y económica. Así, este artículo pretende analizar cómo se manifiestan los valores del trabajo entre las emprendedoras del sector de la cosmética natural artesanal. El locus es Fortaleza, capital del estado de Ceará - Brasil, que en 2019 fue reconocida por la Unesco como Ciudad Creativa. Se utilizó una adaptación cualitativa de la Escala Revisada de Valores Relativos al Trabajo (EVT-R) y entrevistas semiestructuradas para recopilar datos de artesanas de cosméticos naturales. Para la observación de los datos se aplicó el análisis de contenido utilizando el programa Atlas.ti. Los resultados muestran que realización profesional y relaciones sociales son los valores más presentes, especialmente tener un trabajo creativo y colaborar al desarrollo de la sociedad. Se demostró la existencia de una red colaborativa de mujeres y se encontró que la falta de regulación específica es el principal obstáculo para el crecimiento de las artesanas. Asimismo, surgieron significados diferentes de los aportados por la teoría para los valores estabilidad y realización, señalando otras configuraciones para actividades que no se insertan en modelos económicos hegemónicos, como la actividad artesanal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Work values represent what individuals consider important in the work environment, such as motivation, behaviors, and attitudes. Research on this topic reaches different groups of workers, including those in the creative economy, whose products and services reflect creativity, talent, and local culture. In this scenario, the artisanal natural cosmetics sector, specifically soapmaking, proposes a production guided by social, environmental, and economic sustainability. Thus, this work aims to analyze how work values manifest among female entrepreneurs in the artisanal natural cosmetics sector. The locus is the Brazilian city Fortaleza, which, in 2019, was recognized by Unesco as a Creative City. Data was collected through interviews based on a qualitative adaptation of the Revised Work Values Scale. Content analysis was conducted using Atlas.ti software. The results show that professional fulfillment and social relations are the most present values, especially in terms of creative work and collaboration for the development of society. The existence of a collaborative network was demonstrated, and the lack of specific regulation was found to be the main obstacle to growth. In addition, different meanings emerged from those brought by the theory for the values of stability and fulfillment, pointing to other configurations for activities not inserted in hegemonic economic models.
  • O agro é masculino: discriminação profissional de mulheres no agronegócio Artigo

    ARANTES, CÁSSIA DA SILVA CASTRO; LEMOS, ANA HELOÍSA DA COSTA; MEDINA, GABRIEL DA SILVA; CRUZ, JOSÉ ELENILSON

    Resumo em Português:

    Resumo Vários estudos demonstram a existência de desigualdade de gênero no mercado de trabalho. A constatação dessas assimetrias motivou o presente estudo a identificar de que forma vem ocorrendo o processo de inserção profissional de egressos de Ciências Agrárias e Tecnologia em Agronegócio formados em instituições de ensino públicas de Goiás e se, nesse processo, há desigualdades relacionadas a gênero. Para alcançar o objetivo, foi realizado um levantamento que resultou em 593 questionários respondidos por egressos(as) dos cursos mencionados, no período de agosto de 2021 a janeiro de 2022. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão logística. Os principais resultados indicam as seguintes desigualdades de gênero na inserção profissional dos egressos: mulheres são maioria entre os desempregados; enfrentam maior dificuldade para encontrar trabalho na área de formação; a ascensão profissional feminina não tem ocorrido na mesma proporção comparativamente à masculina; mulheres recebem salários inferiores, ainda que exerçam as mesmas funções. As conclusões da pesquisa apontam a existência de desigualdade de gênero no contexto do trabalho no agronegócio e evidenciam a precária inserção profissional das mulheres neste setor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Diversos estudios demuestran la existencia de desigualdades de género en el mercado de trabajo. La constatación de estas asimetrías motivó el presente estudio, que tuvo como objetivo identificar cómo viene ocurriendo el proceso de inserción profesional de los graduados en Ciencias Agrarias y Tecnología de Agronegocios de las instituciones públicas de enseñanza de Goiás y si existen desigualdades relacionadas al género en este proceso. Para alcanzar dicho objetivo, se realizó una encuesta que proporcionó 593 cuestionarios respondidos por graduados de estos cursos, entre agosto de 2021 y enero de 2022. Los datos obtenidos se analizaron mediante estadística descriptiva y regresión logística. Los principales resultados indican las siguientes desigualdades de género en la inserción profesional de los egresados: las mujeres son más propensas a estar desempleadas; tienen mayores dificultades para conseguir trabajo en el área de formación; no han logrado ascender profesionalmente en la misma medida que los hombres; y perciben salarios más bajos, aun desempeñando las mismas funciones. Las conclusiones de la investigación apuntan a la existencia de desigualdad de género en el trabajo agroindustrial y destacan la precaria inserción profesional de las mujeres en este sector.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Several studies show the existence of gender inequality in the labor market. The evidence of these asymmetries motivated this study, which aimed to identify how the process of professional insertion of graduates of Agricultural Sciences and Agribusiness Technology from public educational institutions in Goiás has been taking place and whether there are gender-related inequalities in this process. A survey was carried out, obtaining 593 questionnaires answered by graduates of these courses between August 2021 and January 2022. Data was analyzed using descriptive statistics and logistic regression. The main results indicate the following gender inequalities in the professional insertion of graduates: women are more likely to be unemployed; they have greater difficulty in obtaining work in the area of training; they have not been able to ascend professionally to the same extent as men; and they receive lower salaries, even when performing the same functions. The research findings point to gender inequality in agribusiness work and highlight the precarious professional insertion of women in this sector.
  • Mulheres na alta liderança do Banco Central do Brasil Artigo

    SOUZA, MARIANE SANTIAGO DE; SILVA, ANDRÉ LUIS

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa identifica os desafios profissionais enfrentados por mulheres que ascenderam a posições de alta liderança no Banco Central do Brasil (BCB). Trata-se de uma análise qualitativa exploratória, cuja coleta de dados empíricos se deu por entrevistas semiestruturadas com 13 mulheres que ocupam cargos de alta liderança no órgão público em questão. O conjunto de dados foi interpretado com o auxílio da técnica de categorização temática. Os resultados indicam uma série de manifestações de estereótipos de gênero na instituição investigada, os quais contribuem para configurá-la como um ambiente potencialmente constrangedor, incômodo e, por vezes, desestimulante para a carreira das mulheres. Uma vez que há relatos de que essas manifestações ocorreram em processos formais de seleção do banco, essa prática parece se encontrar, em algum nível, enraizada na cultura organizacional da instituição. Este artigo contribui para o entendimento de que o conceito de “teto de vidro” parece singelo demais para abarcar todas as nuances que interferem na trajetória de carreira das mulheres na alta liderança do serviço público. Ao fim, articulam-se reflexões sobre as diversas barreiras encontradas pelas mulheres que, a despeito dos desafios encontrados numa espécie de labirinto profissional, conseguiram ocupar posições de alta liderança numa instituição pública brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación identifica los desafíos profesionales que enfrentan las mujeres que han ascendido a posiciones de alto liderazgo en el Banco Central do Brasil. Se trata de una investigación cualitativa exploratoria, cuyos datos empíricos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con 13 (trece) mujeres que ocupan altos cargos de dirección en el organismo público en cuestión. El conjunto de datos fue interpretado con la ayuda de la técnica de categorización temática. Los resultados indican una serie de manifestaciones de estereotipos de género en la institución investigada, que contribuyen a configurarla como un ambiente potencialmente vergonzoso, incómodo y en ocasiones desalentador para la carrera de las mujeres. Dado que existen reportes de que estas manifestaciones ocurrieron dentro de los procesos formales de selección del banco, esta práctica parece estar, en algún nivel, arraigada en la cultura organizacional de la institución. Esta investigación contribuye a la comprensión de que el concepto de techo de cristal parece demasiado simple para abarcar todos los matices que interfieren en la carrera de las mujeres en la alta dirección del servicio público. Al final, este artículo articula reflexiones sobre las diversas barreras encontradas por mujeres que, a pesar de los desafíos encontrados en una especie de laberinto profesional, lograron ocupar altos cargos de liderazgo en una institución pública brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research identifies the professional challenges faced by women who have risen to high leadership positions at the Central Bank of Brazil. It is an exploratory qualitative research whose empirical data were collected through semi-structured interviews with 13 (thirteen) women who occupy high leadership positions in the bank. The data set was interpreted with the aid of the thematic categorization technique. The results indicate a series of manifestations of gender stereotypes in the institution, which contribute to configuring it as a potentially embarrassing, uncomfortable, and sometimes discouraging environment for women’s careers. Since there are reports that these manifestations occurred within the bank’s formal selection processes, this practice seems to be, at some level, rooted in the institution’s organizational culture. This research contributes to the understanding that the glass ceiling concept seems too simple to encompass all the nuances that interfere with the career path of women in the top leadership of public service. Finally, this article articulates reflections on the various barriers encountered by women who, despite the challenges encountered in a kind of professional labyrinth, managed to occupy high leadership positions in a Brazilian public institution.
  • Mulheres na política brasileira: inserção e capital político de deputadas federais Artigo

    TEIXEIRA, MARCELLA BARBOSA MIRANDA; MOTA-SANTOS, CAROLINA MARIA

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo verificar os fatores que influenciam e dificultam a inserção das mulheres na política brasileira. Com base no referencial teórico que tratou da inserção na política e do capital político, realizou-se um estudo qualitativo descritivo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, com a análise temática como técnica de análise de dados. As entrevistas foram realizadas com oito deputadas federais no Brasil, eleitas em 2018. Os resultados apontaram diferença entre inserção e permanência das mulheres na política. Verificou-se que as cotas são essenciais, não só para a participação das mulheres, mas para que elas não tenham dificuldades e barreiras na filiação aos partidos. Por fim, observou-se que o capital familiar é uma das principais formas de acesso à política por parte das mulheres entrevistadas, atuando como um passaporte para o seu ingresso na política.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo verificar los factores que influyen y obstaculizan la inserción de la mujer en la política brasileña. A partir del referencial teórico sobre la inserción en la política y el capital político, se realizó un estudio cualitativo descriptivo. Los datos se colectaron a través de entrevistas semiestructuradas con ocho diputadas federales en Brasil, elegidas en 2018, y se realizó un análisis temático como técnica de análisis de datos. Los resultados mostraron diferencias entre la inserción y la permanencia de las mujeres en la política. Se ha observado que las cuotas son esenciales para que las mujeres no tengan dificultades en la afiliación a los partidos políticos. Finalmente, se observó que el capital familiar es uno de los medios principales de acceso a la política para las mujeres entrevistadas, que hace las veces de pasaporte para su inserción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to verify the factors that influence and make the insertion of women in Brazilian politics difficult. The theoretical framework focused on inclusion in politics and political capital, and a descriptive qualitative study was conducted. The data were collected by semi-structured interviews with eight federal deputies in Brazil, elected in 2018, and the themathic analysis was used to examine the data. The results show differences between the inclusion and permanence of women in politics. It was found that quotas are essential so that women do not face difficulties and barriers to affiliation with political parties. Finally, the family capital is the main way that the interviewed women access politics, and it is important as a passport for insertion.
  • Estresse ocupacional no setor bancário: implicações na saúde do trabalhador e na funcionalidade da organização Artigo

    RIBEIRO, ATILA DE ASSIS; PEREIRA, JEFFERSON RODRIGUES; CANEPPELE, NAIRANA RADTKE

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo o objetivo foi identificar as principais implicações do estresse ocupacional na saúde do trabalhador e na funcionalidade de uma organização bancária localizada em Minas Gerais durante a pandemia de COVID-19. Desenvolvemos um estudo de abordagem quantitativa, por meio de um levantamento (survey) com 306 profissionais bancários. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Como resultados, destaca-se a construção de um modelo estrutural no qual é possível verificar implicações e efeitos entre as dimensões individual, social e funcional. Este estudo contribuiu para a discussão das variáveis associadas ao estresse ocupacional, considerando o contexto da pandemia de COVID-19, marcado por adversidades e, até então, com poucos estudos centrados nos profissionais do setor financeiro, especialmente bancários. As relações entre as dimensões serviram de base para identificar as manifestações de estresse ocupacional dos indivíduos e os seus impactos na funcionalidade da organização, considerando o cenário da pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, nuestro objetivo fue identificar las principales implicaciones del estrés laboral para la salud de los trabajadores y para la funcionalidad de una organización bancaria ubicada en Minas Gerais durante la pandemia de COVID-19. Desarrollamos un estudio con enfoque cuantitativo, a través de una encuesta a 306 profesionales bancarios. Los datos se analizaron utilizando el modelo de ecuaciones estructurales. Como resultado, se destaca la construcción de un modelo estructural, en el cual es posible verificar las implicaciones y efectos entre las dimensiones individual, social y funcional. Este estudio contribuyó a la discusión de variables asociadas al estrés ocupacional, considerando el contexto de la pandemia de COVID-19, marcado por adversidades y hasta ahora con pocos estudios relacionados con profesionales del sector financiero, especialmente bancarios. Las relaciones entre las dimensiones sirvieron de base para identificar las manifestaciones de estrés ocupacional en los individuos y sus impactos en la funcionalidad de la organización, considerando el escenario de la pandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to identify the main implications of occupational stress for workers’ health and for the functionality of a banking organization located in Minas Gerais, Brazil, during the COVID-19 pandemic. We developed a quantitative study through a survey of 306 banking professionals. Data were analyzed using structural equation modeling. As a result, the construction of a structural model stands out, making it possible to verify the implications and effects between the individual, social, and functional dimensions. This study contributed to the discussion of variables associated with occupational stress, considering the context of the COVID-19 pandemic, marked by adversities and so far with few studies related to professionals in the financial sector, especially banking. Considering the pandemic scenario, the relationships between the dimensions served as the basis for identifying the manifestations of occupational stress in individuals and their impacts on the organization’s functionality.
  • O caso Ju Bochner: nascida, criada e globalizada no Instagram Estudos De Casos & Ensino

    KOGUT, CLARICE; FONSECA, LUÍZA NEVES MARQUES DA; ROCHA, ANGELA DA

    Resumo em Português:

    Resumo Este caso de ensino apresenta os dilemas enfrentados por uma pequena marca de joias - Ju Bochner - para crescer internacionalmente. Nascida, “criada” e internacionalizada em um ecossistema de plataforma digital (DPE) - o Instagram - a marca agora quer expandir mais. Para isso, explorará tudo o que a plataforma oferece, mas também terá que fazer algumas escolhas e investir algum dinheiro. Será preciso uma comunicação diferente para atingir clientes internacionais? Que mudanças são necessárias? Vale a pena? Trata-se de um caso real, baseado em fontes primárias e secundárias de dados, que visa colocar os alunos no lugar do protagonista para aprender ativamente os conceitos de (1) Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME); (2) DPEs, (3) benefícios e limitações de uma diáspora nacional e (4) adaptação x padronização na estratégia de promoção e marketing.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este caso de enseñanza presenta los dilemas de una pequeña marca de joyería, Ju Bochner, en su crecimiento internacional. Nacida, crecida e internacionalizada en un ecosistema de plataforma digital (DPE) - Instagram - la marca ahora quiere expandirse aún más. Para ello, explotará todo lo que ofrece la plataforma, pero también tendrá que tomar algunas decisiones e invertir algo de dinero: ¿necesitará una comunicación diferente para llegar a los clientes internacionales? ¿Qué cambios son necesarios? ¿Vale la pena? Se trata de un caso real, basado en fuentes primarias y secundarias de datos, que pretende poner a los estudiantes en el lugar del protagonista para aprender activamente los conceptos de (1) Internacionalización de las pequeñas y medianas empresas (PYME); (2) DPE, (3) beneficios y limitaciones de una diáspora nacional, y (4) adaptación vs. estandarización de la estrategia de promoción y marketing.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This teaching case presents the dilemmas of a small jewelry brand, Ju Bochner, in its efforts to expand internationally. The brand was born, grew, and became international on a digital platform ecosystem (DPE) - Instagram, but now aims to expand further. To achieve this goal, the company will leverage everything the platform offers, but it will also have to make some choices and invest some money. Will the company need different means of communication to target international clients? What changes will be necessary? Will it be worth it? This is a real case, based on primary and secondary data sources. Its purpose is to put students in the protagonist’s shoes to actively teach them about the concepts of (1) the internationalization of small and medium enterprises (SMEs), (2) DPEs, (3) the benefits and limitations of a country’s diaspora, and (4) adaptation versus standardization in promotion and marketing strategies.
  • BRK: transformação digital para encantar consumidores Estudos De Casos & Ensino

    PRADO, LUCAS SCIENCIA DO; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos, a BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento no Brasil, passou por um processo acelerado de transformação digital, priorizando a experiência do cliente. Diversos avanços foram obtidos, como a implementação do canal de WhatsApp, a consolidação das agências digitais Minha BRK e o lançamento de um novo formato de agência híbrida, integrando os ambientes físico e digital. No entanto, a organização enfrenta o dilema de como continuar investindo na transformação digital e consolidar a centralidade do cliente. O caso é escrito sob a perspectiva da gerente de relacionamento com clientes e traz uma discussão sobre como é possível colocar e manter o consumidor no centro das atenções num segmento de utilidades, no qual essa prática é atípica. Ele foi elaborado pensando em alunos de graduação e pós-graduação em cursos de gestão e marketing, para as disciplinas de marketing de serviços, experiência do consumidor ou gestão de vendas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En los últimos años, BRK, importante empresa privada de saneamiento básico en Brasil, ha experimentado una rápida transformación digital, priorizando la experiencia del cliente. Se han logrado varios avances, como la implementación del canal WhatsApp, la consolidación de las agencias digitales ‘Mi BRK’ y la innovación con el lanzamiento de un nuevo formato de agencia híbrida, integrando tanto ambientes físicos como digitales. Sin embargo, la empresa enfrenta el dilema de cómo seguir invirtiendo en transformación digital y consolidar la centralidad del cliente. El caso está escrito desde la perspectiva de la gerente de relaciones con clientes y discute cómo es posible situar y mantener al consumidor en el centro de atención en un sector de Utilidades donde esta práctica es inusual. El caso fue diseñado para estudiantes de pregrado y posgrado en cursos de gestión y marketing, específicamente para cursos en marketing de servicios, experiencia del consumidor o gestión de ventas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In recent years, BRK, one of the largest private basic sanitation companies in Brazil, has undergone a rapid digital transformation, prioritizing the customer experience. Several advancements have been achieved, such as the implementation of the WhatsApp channel, the consolidation of the digital agencies ‘My BRK’, and the innovation through the launch of a new hybrid agency format, integrating both physical and digital environments. However, the company faces the dilemma of how to continue investing in digital transformation and solidify the centrality of the customer. The case is written from the perspective of the customer relationship manager and discusses how it’s possible to place and keep the consumer at the forefront in a Utilities sector where this practice is unusual. The case was designed for undergraduate and postgraduate students in management and marketing courses, specifically for courses in service marketing, consumer experience, or sales management.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br