Acessibilidade / Reportar erro

“Ela lá está abençoando esta diocese amada que pusemos sob sua guarda”: práticas culturais em torno do monumento mariano no Morro da Conceição na cidade do Recife (1904-1953)

“She is there blessing this beloved diocese that we have placed under her guardianship”: cultural practices around the Marian monument on Morro da Conceição in the city of Recife (1904-1953)

O artigo analisa a formação e o desenvolvimento da Festa do Morro da Conceição, na cidade do Recife, durante a primeira metade do século XX. Em 1904 a Diocese de Olinda instalou um monumento em comemoração aos 50 anos do dogma da Imaculada Conceição, em um dos pontos mais visíveis da região, como parte do projeto de recatolização no Brasil. Inseridos nos debates da História Cultural, analisamos documentos eclesiásticos e periódicos, com o objetivo de compreender como a devoção foi construída, desenvolvida e consolidada em torno do lugar. Com isso, observamos que a hierarquia católica articulou a construção de um culto e a monumentalidade para fins sócio-políticos, alinhado aos projetos de evangelização e ocupação de espaços sociais pelos fiéis.

Palavras-chave:
Igreja Católica; Nossa Senhora da Conceição; Restauração Católica; Devoção Religiosa


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br