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Reinterpretações e multivocalidade ao longo do tempo numa área monumental: o complexo arqueológico Mateo Salado (Lima, Peru)

Através de uma abordagem teórica de uma história integrada ou articulada, baseada na metodologia do Continuum Cultural (Espinoza et al. 2023), traçamos as múltiplas formas como a Pirâmide E do complexo arqueológico de Mateo Salado (Lima, Peru) foi utilizada e, por conseguinte, reinterpretada e monumentalizada por diferentes grupos humanos que coexistiram ou se sucederam ao longo do tempo. Isto mostra que um monumento é um espaço multifacetado e em constante mutação, e não apenas a manifestação pública e representativa de uma elite no poder. No entanto, para garantir que nenhum discurso único domine um monumento atualmente, este deve proporcionar espaços de encontro e diálogo democrático, como o evento "Encontro pela fraternidade e tolerância religiosa", que se realiza em Mateo Salado desde 2018.

Palavras-chave:
monumentos; antimonumentos; complexo arqueológico Mateo Salado; Metodologia do Continuum Cultural; história diacrónica ou integrada


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