Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 08/05/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

Nova Economia é um periódico editado pelo Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1990, publicando artigos e resenhas de economia teórica e aplicada e áreas afins. A revista adota uma orientação pluralista, abrindo-se às diferentes correntes de pensamento econômico e metodologias de pesquisa.

A partir de 2024 (volume 34), a Nova Economia passa a adotar o sistema de publicação contínua, tornando assim mais rápida a publicação de cada artigo aceito.

Publicam-se três números por ano em modelo de publicação contínua. A abreviatura de seu título é Nova econ., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

O(a)s autore(a)s são solicitado(a)s a preencher e submeter junto ao manuscrito o formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta. Neste formulário deve ser indicado: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

 

 

Ética na Publicação

 

A Nova Economia adota as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE), em relação a questões de negligência, código de conduta e boas práticas na pesquisa.

A Nova Economia observa as normas éticas pertinentes publicações de periódicos científicos. Nesse sentido, qualquer forma de comportamento antiético, incluindo o plágio, é estritamente proibida. Ao submeter artigos para publicação, os autores afirmam que o conteúdo é original e asseguram que o trabalho não foi publicado nem está sob revisão em outro periódico (excessão feita à política de preprint mencionada acima em “Conformidade com a Ciência Aberta”).

Todos os artigos que envolvam alguma pesquisa com seres humanos devem fornecer todos os detalhes relevantes sobre procedimentos éticos, e incluírem documentação de aprovação de Comitê de Ética reconhecido (sugere-se a Plataforma Brasil do Conselho Nacional de Saúde como referência).

As alegações de má conduta antes e após a publicação devem ser direcionadas ao periódico, ao editor-chefe e/ou aos membros do Comitê Editorial.

 

 

Foco e Escopo

 

A Nova Economia publica artigos e resenhas de economia teórica e aplicada e áreas afins, sempre adotando uma orientação pluralista, abrindo-se às diferentes correntes de pensamento econômico e orientações de pesquisa.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 

  • Título do periódico:Nova Economia
  • Título abreviado: Nova Econ.
  • Publicação de: Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Ciências Econômicas (Belo Horizonte, MG)
  • Periodicidade: quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1990
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

 

 

Política Editorial

 

Preprints

A Nova Economia aceita a publicação de artigos pré-impressos em plataformas públicas, como RePEc, SSRN, Preprints, SciELO Preprints, EconStor, ou Zenodo, para que possam ser discutidos ampla e abertamente antes de serem publicados. Para tanto, solicita-se que o depósito prévio seja informado no processo de submissão e, em particular, explicitado no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx)

Processo de avaliação por pares

A Nova Economia recebe um número muito maior de manuscritos para avaliação do que é capaz de publicar. Por isso, o processo de avaliação prima por aprovar apenas os artigos com relevantes contribuições para a literatura. A editoria tem se empenhado em reduzir o tempo de avaliação e publicação dos artigos, sendo o modelo de Publicação Contínua peça chave nesse processo. Todos os trabalhos submetidos à revista Nova Economia seguem os seguintes procedimentos:

Avaliação prévia: (a) a equipe editorial verifica a conformidade do manuscrito com as normas de submissão; (b) os editores consideram o envio do manuscrito para avaliação por pares, avaliando em particular a relevância e a atualidade do tema, bem como a aderência do artigo à linha editorial da revista. Caso não cumpram um dos quesitos acima, o artigo é rejeitado diretamente pelos editores em um prazo de 15 dias.

Avaliação por pares (double blind review): uma vez pré-selecionados, os manuscritos são avaliados por pareceristas anônimos(as) escolhidos(as) entre especialistas da área ou os membros do Conselho Editorial.

Seguindo os princípios da Ciência Aberta, autores e pareceristas podem conceder a permissão para abertura de suas identidades. Os autores podem explicitar essa decisão por meio do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta mencionado acima, e os pareceristas o podem fazer em comunicação direta à editoria da revista. Franqueia-se dessa forma aos pareceristas a possibilidade de dialogar diretamente com aos autores correspondente com abertura ou não das identidades.

É solicitado aos pareceristas que emitam uma recomendação definitiva entre as seguintes opções: 1) Aceitar; 2) Efetuar Correções Obrigatórias; 3) Submeter novamente para avaliação; 4) Submeter a outra revista; 5) Rejeitar e 6) Ver Comentários. Quando um manuscrito recebe um número elevado de modificações, é comum a recomendação de ressubmissão de uma versão modificada do manuscrito. A Nova Economia pede aos pareceristas que emitam seu parecer em 6 semanas. Uma vez, que os pareceres tenham sido emitidos, os editores tomam as seguintes decisões: "Aprovado"; "Aprovado com Modificações", "Ressubmissão"; "Recusado".

Caso o manuscrito seja recomendado a "Efetuar com Correções Obrigatórias", os autores devem enviar a versão corrigida em até 30 dias, quando serão notificados. Caso não apresentem pedido de extensão de prazo com justificativa, o artigo será rejeitado e arquivado. Quando receberem a versão modificada, os editores decidirão entre enviar a nova versão para os mesmos pareceristas, enviar para novos pareceristas, ou tomar uma decisão final.

Quando o artigo for "Rejeitado", os autores serão notificados pelo sistema com os motivos da recusa e o artigo é arquivado.

Quando o artigo for aceito, os autores serão notificados via sistema, juntamente com os pareceres recebidos, e o arquivo será enviado para edição.

Os artigos aceitos devem ser publicados até o terceiro número subsequente (até um ano), salvo aqueles em língua estrangeria ou aqueles que sejam selecionados por decisões editoriais especificas.

Dados abertos

A Nova Economia permite e incentiva o compartilhamento dos dados e instrumentos de análise utilizados, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, sendo que essa informação deve ser indicada no manuscrito.

Cobrança de Taxas

O periódico Nova Economia não cobra qualquer tipo de taxa para submissão, avaliação, processamento e publicação de artigos.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Eventuais violações éticas são levadas ao conhecimento do Comitê Editorial para resolução de conflitos a para tomada das providências cabíveis, como o encaminhamento para instâncias superiores da Universidade.

A Nova Economia segue rigorosamente as diretrizes éticas para publicação e combate às más condutas científicas do Committee on Publication Ethics (COPE). Quaisquer casos de plágio, falsificação de dados, duplicação de publicações, conflitos de interesse não declarados ou outras formas de má conduta científica, uma vez identificados, serão tratados com seriedade pelo Comitê e Conselho Editorial. O periódico reserva-se o direito de tomar as medidas necessárias.

Correções e Retratações podem ser feitas uma vez descobertas más-condutas científicas ou em casos de erros graves, como plágio ou falsificação de dados, sempre após investigação cuidadosa e, quando apropriado, consulta a especialistas externos. Em caso de retratação essa será claramente identificada como tal e permanecerá vinculada ao artigo original no site do periódico, mantendo a transparência e a integridade do registro acadêmico. Todo processo será acompanhado pelo editor-chefe.

O periódico adotará nos casos de má conduta:

Guia de boas Práticas: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf

Guia para o registro e publicação de Errata: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Guia para o registro e publicação de retratação: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

Política sobre Conflito de Interesses

Durante o processo de submissão, todos(as) autores(as) são informados(as) de que a submissão dos manuscritos pelo sistema significa que estão declarando que não possuem conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica, ou financeira no manuscrito.

Todos(as) autores(as) são instruídos a informar claramente no texto do artigo potenciais conflitos de interesse, como aqueles ligados a relações financeiras que possam levar a questionamentos futuros caso o material seja publicado sem as informações relevantes. Eventuais violações serão levadas ao conhecimento do Comitê Editorial para resolução de conflitos a para tomada das providências cabíveis, como o encaminhamento para instâncias superiores da Universidade.

Todos os pareceristas são alertados de que devem informar ao editor quaisquer conflitos de interesse que porventura possam ter com conteúdo do artigo que será avaliado.

Da mesma forma, o Estatuto da Nova Economia determina que o Editor-chefe deve informar ao Comitê Editorial qualquer conflito de interesse que possa existir relacionado a qualquer artigo submetido. Nesse caso, um dos membros do Comitê Editorial substituirá o Editor no processo de avaliação do artigo referido.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

O periódico Nova Economia utiliza o sistema iThenticate/CrossRef para identificação de conteúdo duplicado em todas as submissões recebidas. Em casos comprovados de duplicação de conteúdo, a submissão em questão será automaticamente rejeitada, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial do periódico Nova Economia, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Nova Economia observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Quando os artigos contêm resultados de pesquisas que incluem a coleta de dados primários relacionados a indivíduos, os autores devem submeter um arquivo separado descrevendo os antecedentes da pesquisa, assim como um parecer da Comissão de Ética de sua instituição ou outra de amplo reconhecimento (sugere-se a Plataforma Brasil do Conselho Nacional de Saúde como referência).

Direitos Autorais

Nova Economia em seus artigos publicados, utiliza a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, a licença permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do site:

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pela Nova Economia, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

Responsabilidade do autor:

Os(as) autores(as) se responsabilizam integralmente pelo conteúdo dos textos enviados.

Autores de artigos publicados pela Nova Economia mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

O periódico Nova Economia encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
  • Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
 

 

 


Corpo Editorial

 

Editor-Chefe

   

 

Editor Adjunto

   

 

Secretaria editorial

   

 

Comitê Editorial

   

 

Conselho editorial

   

 

in memoriam

 
  • José Alberto Magno de Carvalho
  • Otávio Soares Dulci
  • Paul Singer
  • Tamás József Márton Károly Szmrecsányi
  • Wanderley Guilherme dos Santos
 

 

Produção editorial

 
  • Composição, Diagramação e Projeto Gráfico
    Bruna Caldeira
 

 

 


Instruções aos autores

 

Tipos de documentos aceitos

 

A Nova Economia publica artigos originais e artigos-resenha em português, espanhol e inglês.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Para textos com mais de um autor, todos os autores devem ser indicados na página de registro da submissão, e o(s) papel(éis) de cada autor na produção de artigo deve ser especificado, de acordo com a Taxonomia CRediT.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Nova Economia publica artigos e artigos-resenha em português, espanhol e inglês.

A Nova Economia trabalha com uma política de fila preferencial para artigos escritos em língua inglesa. Artigos em inglês aprovados para publicação serão incluídos no próximo número que ainda esteja em fase inicial de preparação editorial.

A contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra publicação. Nenhum do(s) autor(s) deve ter artigo aprovado para publicação no periódico nos últimos 12 meses (exceto em se tratando de números especiais).

Nenhum do(s) autor(es) ou co-autores pode ter outro artigo submetido em processo de avaliação simultaneamente.

Não é permitido que um(a) autor(a) tenha mais de um artigo simultaneamente em avaliação na revista. Autores(as) que tiveram artigo aprovado para publicação no periódico devem aguardar doze meses desde a data de aceite final do último artigo antes de realizar nova submissão (exceção feita a números especiais).

Os autores devem excluir todas as informações do arquivo que possam identificá-los como tal. A identificação de autoria deve ser removida garantindo o critério de sigilo do periódico para avaliação por pares. Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal “Autor” e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word > Arquivo> Salvar como > Ferramentas ou > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar (o mesmo em Opções no Mac). Em PDFs, remover nomes das Propriedades do Documento.

A introdução do artigo deve apresentar claramente os problemas de pesquisa abordados assim como as contribuições do mesmo, considerando a literatura relevante.

Os arquivos para submissão devem ser enviados em formatos editáveis como Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

Os manuscritos submetidos à revista não devem exceder 8.500 palavras, particularmente em trabalhos aplicados. Artigos com até 10.000 palavras poderão ser aceitos, no entanto, para contemplar uma variedade maior de áreas. O tamanho mínimo dos manuscritos é de 6.000 palavras, salvo exceções justificadas no momento da submissão. Os limites de palavras informados incluem todos os elementos pré e pós-textuais, como lista de referências bibliográficas e anexos.

Os manuscritos serão avaliados preservando-se o anonimato dos autores e pareceristas durante o processo de avaliação (double-blind review). No entanto, seguindo os princípios da Ciência Aberta, autores e pareceristas podem conceder a permissão para abertura de suas identidades em comunicação direta à editoria do periódico.

Bases de dados e instrumentos de análise utilizados e que não possam ser publicados no próprio trabalho podem ser disponibilizados em repositórios online abertos (por exemplo, Zenodo, Figshar e OSF). Essa informação deve ser explicitada no manuscrito.

As citações devem vir no seguinte formato: ABNT NBR 10520 (2023).

A referência completa à obra citada deve aparecer ao final do texto, nas Referências.  Somente deve ser listado nas Referências material citado no texto. Os autores não devem utilizar siglas para identificar obras, pois este procedimento compromete o processo automatizado de identificação das referências. Todas as submissões realizadas deverão utilizar as normas da ABNT NBR 6023: 2023

URLs de referências devem ser informadas, incluindo datas do último acesso.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

O texto deve possuir espaçamento duplo; usar fonte Times New Roman de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).

  • Título
  • Título inglês
  • Os textos devem vir acompanhados de uma lista de ao menos 5 palavras-chave e de um resumo de até 150 palavras em português e inglês
  • Nome dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen]) (Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versão no idioma inglês, quando o idioma do texto é diferente do inglês).
  • Afiliação: Inserir a afiliação completa (indicar instituição, faculdade e departamento, cidade, estado, país, e-mail).
  • Todos(as) os(as) autores(as) e co-autores(as) devem fornecer registro ORCID. O cadastrado pode ser feito gratuitamente no Open Researcher and Contributor ID (ORCID) https://orcid.org.
  • Os(as) autores(as) devem declarar todas as fontes de financiamento públicas e privadas recebidas para a produção do artigo, excetuando aquelas obviamente expressas por sua filiação institucional.
  • Todos os artigos publicados devem possuir o número de Registro de DOI
  • Idioma dos artigos
  • O texto deve possuir espaçamento duplo; usar fonte Times New Roman de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. A formatação das referências deve seguir o padrão ABNT de formatação de trabalhos acadêmicos.
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional. Se o artigo submetido contiver resultados de pesquisas que incluam a coleta de dados primários relacionados a indivíduos, como por exemplo surveys, os autores devem submeter um arquivo separado descrevendo os antecedentes da pesquisa, assim como um parecer da Comissão de Ética de sua instituição. A falta desses documentos significará a rejeição dos artigos, que poderão ser ressubmetidos quando os documentos forem providenciados.
  • O periódico Nova Economia utiliza o sistema iThenticate/CrossRef para identificação de conteúdo duplicado em todas as submissões recebidas
 

 

Envio de manuscritos

 

A submissão de trabalhos deve ser feita exclusivamente através do website da revista Nova Economia, no seguinte endereço: <http://revistas.face.ufmg.br/novaeconomia>.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

 

Ativos Digitais

 

Após a eventual aprovação do manuscrito para publicação, todas as ilustrações (gráficos e figuras) deverão ser submetidas em arquivos eletrônicos separados, em formato editável. Gráficos e outros desenhos vetoriais devem ser encaminhados em formato TIFF, EPS ou PDF, com resolução mínima de 1200 dpi, acompanhados do arquivo-fonte a partir do qual foram gerados (por exemplo, Microsoft Excel). Outras figuras, tais como fotografias e digitalizações, devem ser encaminhadas em formato TIFF, JPEG ou PNG com resolução mínima de 300 dpi

 

 

Citações e Referências

 

O periódico segue o padrão ABNT de formatação para trabalhos acadêmicos.

As referências devem vir após o último elemento do texto ou após os agradecimentos, quando houver. Devem estar em ordem alfabética sem recuo na segunda linha, com alinhamento justificado e sem saltar linha em branco de uma referência para outra.

As referências devem seguir as normas da em vigor. Neste momento é a: ABNT NBR 10520 (2023).

As formas básicas de referências são apresentadas e exemplificadas a seguir:

  • Livro: autor(es), título (em itálico) e subtítulo (sem itálico), edição, local, editora e data de publicação.

TRIBE, Keith. The Economy of the Word: Language, History, and Economics. Oxford: Oxford Uni- versity Press, 2015.

  • Capítulo de livro: autor(es), título do capítulo, expressão In:, referência completa do livro e paginação. Para capítulo de livro do mesmo autor, usar a 5 travessões baixos seguidos de um ponto no lugar do nome do autor. Para organizadores ou coordenadores, emprega-se (Org.). ou (Coord.), respectivamente.

BERRY, Christopher. Smith and Science. In: BROADIE, Alexander. (Org.). The Cambridge Companion to Adam Smith. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

  • Artigo em periódico: autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, volume ou ano, número, paginação inicial e final, data.

CERQUEIRA, Hugo Eduardo A. da Gama. A mão invisível de Júpiter e o método newtoniano de Smith. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 36, n. 4, 2006.

Acrescentar DOI da referência se houver.

Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT NBR 10520 (2023).

 

 

Documentos Suplementares

 

O(a)s autore(a)s são solicitado(a)s a preencher e submeter junto ao manuscrito o formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta e outros documentos como termo de aprovação do comitê de ética, quando pertinentes.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Autores precisam informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, financiamento públicas e privadas recebidas para a produção do artigo, número de contrato (se houver), excetuando aquelas obviamente expressas por sua filiação institucional, juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Contato

 

Nova Economia
Faculdade de Ciências Econômicas - FACE
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627,
CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil
Tel.: (+55 31) 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062
E-mail: ne@face.ufmg.br

 

 

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br